Na manhã desta sexta-feira (8), a Alemanha conseguiu feito impressionante na Copa do Mundo de basquete e venceu os Estados Unidos por 113 a 111. Assim, o seleção europeia vai disputar a grande final do Mundial pela primeira vez em sua história.
Franz Wagner, ala do Orlando Magic, foi um dos destaques da seleção alemã com 22 pontos e cinco rebotes. Pelo lado norte-americano, Anthony Edwards, astro do Minnesota Timberwolves, foi o cestinha com 23 pontos.
Agora, a Alemanha vai enfrentar a forte Sérvia na grande decisão da Copa do Mundo. O duelo será no próximo domingo (10), às 9h40 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela Bacará Ao Vivo no Star+.
O jogo não começou como esperado para os favoritos. A Alemanha, usando muito bem a posse de bola e explorando toda a quadra, conseguiu colocar os norte-americanos na ‘roda’ nos primeiros minutos. Apesar de ter aberto até 10 pontos de vantagem no primeiro quarto, os europeus terminaram a parcial liderando por 33 a 31.
Com Edwards e o Austin Reaves, do Los Angeles Lakers, dominando as ações ofensivas, os Estados Unidos conseguiram virar o placar. Contudo, forçando o jogo dentro do garrafão, os europeus não deixaram os adversários desgarrarem na partida. Assim, o primeiro tempo acabou 60 a 59 para os norte-americanos.
Os alemães voltaram com tudo do intervalo e reencontraram o melhor basquete. Com Franz Wagner calibrado e Obst também se destacando, os europeus voltaram a abrir 10 pontos de vantagem e terminaram o terceiro quarto vencendo por 94 a 84.
Os norte-americanos chegaram a esboçar uma virada no último quarto, pressionando muito nos segundos finais. Contudo, o veterano Dennis Schroder conseguiu conduzir a Alemanha para uma histórica vitória por 113 a 111.
Sérvia domina o Canadá
Mesmo sem Nikola Jokic, que decidiu não disputar a Copa do Mundo, a Sérvia conseguiu grande vitória contra o estrelado Canadá por 95 a 86 e avançou para a grande decisão da competição.
Com 23 pontos de Bogdan Bogdanovic, que atua no Atlanta Hawks, os europeus foram dominantes do começo ao fim da partida e deram poucas chances ao adversário.
Shai Gilgeous-Alexander, que vinha sendo um dos grandes destaques do Mundial, foi muito bem marcado e pouco conseguiu brilhar. O astro do Oklahoma City Thunder terminou o jogo com apenas 15 pontos.