Por que 'polêmica' partida entre Tombense x Retrô na Copa do Brasil não deve ser anulada
Um assunto que está na ordem do dia, ou do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), é sobre a anulação da partida - Tombense-MG xRetrô-PE, realizada no último dia 8 de março, pela segunda fase da Copa do Brasil. O árbitro Paulo Roberto Alves marcou pênalti aos 35 minutos do segundo tempo para o time mineiro. O lance em questão foi que o juiz viu um pisão de Alencar em Jaderson, dentro da grande área, porém o que as imagens mostram é que Jaderson chocou-se com o próprio companheiro, Caíque.
O Tombense venceu por 1 a 0 e levou R$ 2,1 milhões pela classificação para a próxima fase da competição. O presidente do clube pernambucano esbravejou contra o árbitro e disse: 'é um erro de direito e vamos buscar a anulação da partida', sentenciou Laércio Guerra.
Pode-se ver o que dizem os dicionários sobre a palavra erro. No Houaiss está; " juízo ou julgamento em desacordo com a realidade observada; enganar-se, equivocar-se ou falhar no julgamento de uma certa realidade". Desnecessário seria dizer que o árbitro, como qualquer ser humano, está sujeito ao erro. O erro faz parte da falibilidade humana. No futebol existem dois tipos de erro: o erro de fato e o erro de direito.
O erro de fato é a inexata compreensão ou interpretação de um acontecimento do jogo, por exemplo: o juiz não vê uma falta por estar longe ou com a linha de visão encoberta. O erro de direito caracteriza-se pela ignorância ou pela errada compreensão da regra, como, por exemplo: marcar um gol de um arremesso lateral. Portanto, entendo que esse lance constituiu um erro de fato e a partida não deve ser anulada. Aguardemos a decisão do tribunal.
O árbitro Paulo Roberto Alves foi afastado por tempo indeterminado pela Comissão de Arbitragem da CBF.

Por que 'polêmica' partida entre Tombense x Retrô na Copa do Brasil não deve ser anulada
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da Bacará Ao Vivo. Saiba Mais.