Bacará Ao Vivo

<
>

League of Legends | Lembre como foram as grandes finais do CBLOL desde a introdução das franquias

play
CBLOL | Dynquedo analisa o que falta para paiN Gaming levantar o título (3:15)

Jogador também falou sobre a rivalidade contra sua antiga organização, a LOUD (3:15)

Em seu terceiro ano desde a chegada das franquias, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) se prepara para dar um show em Recife. Comemorando uma grande rivalidade, paiN GamingeLOUD são as protagonistas da grande final da 2ª etapa de 2023 e que decidem quem será a representante brasileira no Worlds 2023, o mundial de League of Legends.

Olhando para o passado, o Bacará Ao Vivo Esports Brasil relembrou como foram as grandes finais do campeonato ao longo dos últimos três anos. Confira abaixo como foram as decisões das etapas de 2021, 2022 e a primeira de 2023.

paiN Gaming x Vorax - 1ª Etapa de 2021

Após uma ótima campanha da Vorax - que posteriormente se tornaria a Liberty - em seu primeiro split do CBLOL e uma caminhada com alguns tropeços da paiN Gaming durante a fase regular, ambas as equipes se encontraram na decisão da primeira etapa do campeonato após a chegada das franquias.

Robo, Cariok, tinowns, brTT e Luci foram os nomes que vestiam a camisa dos Tradicionais e colocaram a paiN na grande final após derrubarem os elencos da LOUD e do Flamengo Esports. Do outro lado, fNb, Yampi, Krastyel, Matsukaze e Wos pela primeira vez colocaram a organização que antes era conhecida como PRG na disputa pelo título.

Deixando KaBuM e RED Canids pelo caminho, a Vorax teve a oportunidade de conquistar o primeiro título da era das franquias com um elenco promissor - mas acabou caindo para a experiência. Enfrentando nomes já calejados do cenário nas grandes finais, o elenco da paiN mostrou superioridade e cravou um 3 a 1 na era online para receber o título de campeã com Robo, brTT e tinowns brilhando ao longo da série.

Rensga Esports x RED Canids - 2ª Etapa de 2021

Após protagonizarem a grande final da 1ª etapa, naturalmente ambas as equipes seguiram mostrando-se como as mais fortes do CBLOL. No entanto, ao encontrar a Rensga Esports e a RED Canids nas semifinais dos playoffs - que vinham muito bem embaladas após vitórias por 3 a 0 contra a LOUD e Flamengo Esports respectivamente -, as equipes deram adeus ao campeonato.

Por 3 a 2, os Cowboys da Rensga garantiram sua primeira grande final do torneio enquanto a RED avançou após emplacar um sonoro 3 a 1 na Liberty. A grande final, realizada no topo do Morro da Urca, no Rio de Janeiro, mostrou a experiência falando mais alto novamente.

O quinteto formado por Guigo, Aegis, Avenger/Grevthar, TitaN e Jojo, juntos a muito tempo, mostrou o entrosamento e superioridade em relação ao elenco da Rensga daquela época. Contando com os sul-coreanos Croc e Yuri, além de Kiari, Trigo e Damage, os Cowboys tiveram poucas chances de levantar o troféu e viram a série ser guiada por Grevthar e dominada pela Matilha em um 3 a 1.

paiN Gaming x RED Canids - 1ª Etapa de 2022

Mesmo após o título, a caminhada da RED na fase regular da 1º etapa de 2022 não foi das melhores. Tropeçando aqui e ali, a equipe mostrou fraquezas ao longo do campeonato e chegou aos playoffs como terceira colocada e sendo jogada para a repescagem ainda em sua primeira partida da reta final.

Com uma caminhada milagrosa pela lower bracket, inclusive eliminando a KaBuM do campeonato - equipe que jogou a Matilha para a repescagem -, eles encontraram uma paiN promissora na grande decisão já com um elenco mudado: Wizer, Cariok, dyNquedo, Trigo e Damage. Avançando pela chave superior, os Tradicionais carregavam o claro favoritismo no confronto e o jogo foi jogado.

Na série de grande final mais disputada do campeonato até então, a paiN viu a RED Canids embalar o bom momento na repescagem, ganhando confiança e resiliência para levantar o troféu do CBLOL pela segunda vez desde a chegada das franquias com Aegis e Guigo sendo as grandes forças da equipe.

paiN Gaming x LOUD - 2ª Etapa de 2022

O segundo semestre do campeonato marcou o início da rivalidade entre paiN e LOUD. Sem conseguir grandes resultados ao longo dos anos, a verduxa chegou bem encaixada para a 2ª etapa de 2022 e começou sua caminhada rumo ao topo do CBLOL.

Empatada com a paiN Gaming em terceiro lugar durante a fase regular, a experiência trazida por tinowns e Robo, aliada aos talentos inerentes de Croc, Brance e Ceos, a LOUD mostrou finalmente que tinha chegado para escrever seu nome na história do campeonato.

Em uma jornada dominante nos playoffs, apesar da derrota para a paiN na final da chave superior, a equipe reencontrou os Tradicionais na grande decisão e mostrou que o trabalho havia sido feito. Diretamente do Ginásio do Ibirapuera, o coletivo esverdeado não deu nenhuma chance aos Tradicionais e aplicou o mais incisivo 3 a 0, com Robo e tinowns sendo os algozes da paiN e Brance o grande destaque da série.

paiN Gaming x LOUD - 1ª Etapa de 2023

Por fim, a última grande final que tivemos também foi entre ambas as equipes. Continuando a boa forma e chegando para 2023 prontas para o sucesso, tanto paiN quanto LOUD mantiveram seu domínio ao longo da fase regular e finalizaram o início da 1ª etapa do CBLOL empatadas no topo da tabela. Claras favoritas ao título, ambas dominaram os confrontos que disputaram.

A paiN avançou para a final da chave superior após derrubar a RED Canids, enquanto a LOUD derrotou a Los Grandes. Encontrando-se na final da chave superior, os Tradicionais novamente caíram para a LOUD e tiveram que superar a Los Grandes em um 3 a 2 para retornar à grande final e ter a revanche contra a ‘verduxa’.

No entanto, a revanche não foi como esperavam. Sem muitas dificuldades e em frente à torcida na Arena CBLOL, novamente tinowns e Robo atropelaram sua antiga organização em um 3 a 0 com Ceos, Route e Croc sendo os MVPs da série melhor de três para a LOUD.

paiN Gaming x LOUD - 2ª Etapa de 2023

Pela terceira vez, a paiN Gaming terá a oportunidade de tentar vencer a LOUD. Caindo para a equipe durante a final da chave superior - novamente em um 3 a 0 -, os Tradicionais irão buscar o seu melhor nos palcos do Geraldão, em Recife, para mudar a história que foi escrita nas últimas duas finais que disputou contra a adversária.

Dynquedo conversou com o Bacará Ao Vivo Esports Brasil para falar sobre a rivalidade entre as equipes, enquanto o co-fundador da LOUD, Bruno Playhard, comentou sobre a série em uma de suas transmissões.

A grande final da 2ª Etapa do CBLOL 2023 acontece neste sábado (9), a partir das 13h (de Brasília). Com transmissão nos canais do Youtube e Twitch da Riot Games, o Bacará Ao Vivo Esports Brasil também estará presente no evento para fazer a cobertura e trazer entrevistas, vídeos e matérias sobre o campeonato.

Bacará Ao Vivo Mapa do site