Bacará Ao Vivo

<
>

De camisas autografadas a parceria com LeBron: conheça a admiração de Vini Jr. pelo esporte dos EUA

Vinicius Jr. e a relação próxima com atletas de NBA e NFL Vinicius Jr. e a relação próxima com atletas de NBA e NFL

Aimagem de Vinicius Jr. e Kyle Walker após o primeiro jogo das semifinais da Uefa Champions League, entre Real MadrideManchester City, viralizou. O atacante brasileiro vinha convivendo com ambientes de ódio no futebol espanhol, e o abraço entre os dois, além da conversa ainda no campo do Santiago Bernabéu depois do empate em 1 a 1, passou uma mensagem de respeito entre dois grandes jogadores. Para Vinicius foi, também, uma oportunidade de colocar em prática o inglês treinado nos dias anteriores com Shai Gilgeous-Alexander.

Camisa 10 da seleção brasileira novamente no amistoso desta terça-feira (20), contra Senegal, Vinicius tem enorme admiração pelo esporte norte-americano. Nos últimos anos, através de mensagens no Instagram, foi procurado muitas vezes por grandes estrelas da NBA e da NFL e também buscou contato.

Após a eliminação do Oklahoma City Thunder no play-in da NBA pelo Minnesota Timberwolves, Shai pegou o avião e viajou para Madri, para se encontrar com Vini e assistir à partida no Bernabéu. Foi também até a casa do brasileiro e ainda encontraram tempo para baterem bola no ginásio da equipe madridista de basquete masculino, em Valdebebas.

Esse é apenas um de tantos exemplos de amizade que o jogador mantém com estrelas do basquete e do futebol americano, com quem, inclusive, já teve encontros aleatórios (com Giannis Antetokounmpo por exemplo). Em sua casa, localizada na nobre região de Moraleja, no norte da capital espanhola, Vini mantém uma invejável coleção de camisas autografadas da NFL. A lista completa tem Tom Brady, JJ Watt, JuJu Smith-Schuster, Justin Jefferson, Joe Burrow e Saquon Barkley.

Com o ex-marido de Gisele Bundchen a história é curiosa. Vinicius estava de férias em Miami, seu destino preferido no tempo livre, no final de dezembro de 2021. Tom Brady já havia comentado em algumas fotos do jogador brasileiro no Instagram e passaram a trocar mensagens pelo direct. Brady enviou para Vini a camisa autografada e depois convidou o jogador do Real Madrid para assistir ao jogo do Tampa Bay Buccaneers contra o Carolina Panthers, em Charlotte, no dia 26.

O atacante aceitou o convite e foi até o Bank of America Stadium. No entanto, por conta dos protocolos ainda ativos de COVID-19 na NFL, Vini não pôde conhecer pessoalmente Tom Brady. O próprio quarterback pediu desculpas a Vini posteriormente, porque ele tinha certeza que seria possível o encontro. Curiosamente, apesar de trocarem mensagens regularmente, Vini e Brady ainda não se encontraram.

Já com Justin Jefferson, wide receiver do Minnesota Vikings, o relacionamento é super próximo. No início de março deste ano, o jogador da NFL passou uma semana com Vini em Madri, que o levou para conhecer seus companheiros de clube. Os dois têm, inclusive, viagem conjunta marcada para o Brasil para o início de julho.

Dois dias antes do não-encontro com Brady, Vini estava no Kaseya Center torcendo pelos seus amigos do Miami Heat. Jimmy Butler é um notório admirador do futebol brasileiro e mantém amizade com diversos jogadores, incluindo Vinicius Jr. Nessa ocasião, o ex-atacante do Flamengo pôde trocar camisas e conhecer também Tyler Herro.

A admiração por algumas lendas do basquete norte-americano é enorme, e a trajetória de alguns deles serve de inspiração para o brasileiro. Em sua academia particular, montada em casa, há na parede um enorme mural com fotos de duas lendas do futebol nacional, Pelé e Ronaldo, ao lado de Michael Jordan e Kobe Bryant. Posteriormente foram adicionados Cristiano Ronaldo e LeBron James.

O eterno camisa 23 do Chicago Bulls possui um espaço ainda mais especial. Na sala de sua casa, com destaque, Vini mantém uma enorme foto de Michael Jordan. Curiosamente, Vini está reatando laços com a Nike, com quem mantém contrato esportivo desde os 18 anos, mas entrou em litígio nos últimos meses, buscando o rompimento da relação. Os seguidos casos de racismo contra o jogador na Espanha e a postura da empresa norte-americana, que lançou uma campanha de apoio ao brasileiro, ajudaram a restabelecer contato.

Atualmente as partes conversam para um novo acordo comercial, com as tratativas acontecendo na sede da empresa, em Seattle. Tudo caminha para um novo acordo, que dará a Vinicius destaque global na marca. Quem sabe, agora, como Air Jordan.

Em comum também com as grandes estrelas da NFL e da NBA está o gosto pela moda e pela música. Em 29 de maio deste ano, Vini foi até Londres para assistir um show de Beyoncé e aproveitou para tirar uma foto com Jay-Z, considerado pela Bilboardo maior rapper de todos os tempos.

Apóso incidente racista contra Vinicius Jr. no estádio Mestalla, em Valência, oito dias antes, ele recebeu apoio e suporte de diversos atletas e ex-atletas, como seus amigos Tom Brady e Shai Gilgeous-Alexander, além de outras personalidades esportivas como Rex Chapman.

No entanto, a relação mais importante de Vinicius com os Estados Unidos está começando a ser desenvolvida. Na primeira quinzena de junho, a diretoria do Instituto Vini Jr esteve em Akron, no estado de Ohio, para conhecer a I PROMISE School, projeto social e educativo criado por LeBron James e focado em sua cidade natal, através da LeBron James Family Foundation.

A ideia partiu do próprio instituto brasileiro, que visualizava similaridades entre as duas entidades; o contato inicial foi feito através da NBA. Vinicius aprovou a ideia desde sempre, afinal, LeBron é um de seus ídolos.

"Fomos muito bem recebidos, conhecemos todos os equipamentos deles. Eles até extrapolam a educação, percebem a educação como algo além da escola. Tem a ver com alimento, com lazer, com saúde, com família. Eles identificam todas as dificuldades da família e buscam um espaço integrado com a sociedade. Olham para tudo isso de maneira bem holística", explica Victor Rodrigues Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr, que esteve em Akron ao lado de Camilo Coelho, diretor de desenvolvimento institucional.

"Brincamos que é a LeBronland, porque é tudo deles lá em Akron. Quando comecei a procurar, estava muito interessado na forma como eles lidam com a comunidade", comenta Camilo.

Os dois foram recebidos por Michelle Campbel, que é a diretora executiva da LeBron James Family Foundation. O Instituto Vini Jr trabalha com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas, oferecendo novos métodos e utilizando a tecnologia como ferramenta e o esporte como linguagem; atualmente, cerca de 1500 crianças são impactadas pelos produtos oferecidos pelo Instituto Vini Jr. A LeBron James Family Foundation começou de forma similar, até entender a necessidade de desenvolver sua própria escola.

Vinicius sempre deixa claro para todos do Instituto que sonha em ver crianças entrando e se formando em uma escola criada por ele em São Gonçalo, por isso o próximo passo se tornou necessário: criar também uma escola própria do Instituto Vini Jr.

Camilo e Victor já sentiam, em diversas visitas a escolas públicas que trabalham com o Instituto, a oportunidade de criar um espaço diferenciado, com as ideias e a metodologia do modelo do Instituto Vini Jr. Um terreno em São Gonçalo já está sendo buscado e a ideia é que as obram comecem em 2024.

As duas organizações, o Instituto Vini Jr e a LeBron James Family Foundation, seguirão conectadas para troca de experiências e conteúdo.

Bacará Ao Vivo Mapa do site