Em vídeo divulgado na manhã desta terça-feira (18), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) admitiu que houve erro e que deveria ter sido marcado pênalti aos 49 minutos do 2º tempo do jogo entre CorinthianseGrêmio, na última segunda-feira (18), pelo Campeonato Brasileiro.
No lance em questão, o atacante Yuri Alberto, do Timão, bloqueia a bola com o braço na área, e imediatamente os gremistas pedem a penalidade. Após checagem, porém, a equipe do VAR indica que a ação foi normal, mandando o jogo seguir. Algo que a Confederação não concordou.
"O atleta de nº 9, em ação de bloqueio com o braço, em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço, nesta ação, caracteriza infração de pênalti", diz narração da Confederação.
"Portanto, uma penalidade deveria ter sido marcada no campo de jogo. E, quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação", completou.
A seguir, a entidade apresentou os áudios da comunicação entre o árbitro Wilton Pereira Sampaio e a equipe de arbitragem de vídeo.
No diálogo, porém, o comandante do VAR, Emerson de Almeida Ferreira, diz que "não há intenção" de Yuri Alberto em bloquear a bola.
"Ele não está com intenção de bloquear, ele está com intenção de disputar a bola", diz Ferreira.
O Assistente VAR 2, Michel Patrick Costa Guimarães, ainda tenta fazer Emerson mudar sua decisão, apontando que o braço do atacante corintiano está muito aberto e que, se ele não estivesse ali, a bola não passaria. No entanto, o comandante do VAR discorda.
"É diferente de bloqueio, ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço em direção à bola, mas sim recolhendo", ressalta.
Em seguida, Emerson de Almeida Ferreira diz a Wilton Pereira Sampaio que o lance foi checado e ordena ao juiz que siga a partida.
Por causa do grave erro, toda a equipe do VAR foi afastada nesta terça pela CBF. Wilton, por sua vez, terá sua situação analisada individualmente.
Veja os áudios do VAR do jogo Corinthians x Grêmio:
AVAR: Aguarde, checando.
VAR: Volta um, pode colocar outra (imagem). Coloca na câmera 4.
AVAR: Aguarde, Wilton.
VAR: Vai, vai, deixa seguir.
AVAR: Não toca no (Fagner) antes, né?
VAR: Põe na (câmera) 5, eu quero ver se ela vai pegar no pé desse jogador aqui embaixo [Fagner]. Volta, deixa seguir.
AVAR2: Direto na mão, direto no braço.
VAR: Ela vai direto no braço dele.
AVAR2: E o braço está aberto.
VAR: Põe na (câmera) 16:50, aí, OK. Volta nesse lance anterior aqui na área pra eu ver. OK. Aguarde um pouco, Wilton. Nesse lance aqui atrás. Volte. Aqui, nessa disputa anterior. [Começam a checar lance de choque de cabeça anterior] Cabeça com cabeça.
AVAR: Cabeça com cabeça.
VAR: Volte de novo na mão lá. Vai, OK. O jogador (Yuri Alberto), mesmo estando com a mão nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa de bola.
AVAR: Para defesa.
VAR: Para defesa, e não está com intenção de bloquear.
AVAR2: Você não acha que está muito aberto não, Emerson?
VAR: Oi?
AVAR2: Você não acha que está muito aberto, não? Essa bola passaria se ela não bate nesse braço.
VAR: Tá, mas, para mim, ele não está com intenção de bloquear. Ele está com intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio, ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço em direção da bola. Ele está recolhendo. [Chama Wilton no comunicador] Wilton, lance checado, OK? Pode jogar. O jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa, e a bola vai em direção ao seu braço.
Árbitro: OK, Emerson. [Jogo segue]
Próximos jogos do Corinthians:
Botafogo (C) - 22/09, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C) - 26/09, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão ao vivo pela Bacará Ao Vivo no Star+
São Paulo (F) - 30/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Grêmio
Palmeiras (C) - 21/09, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
Fortaleza (F) - 30/09, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Internacional (F) - 08/10, 16h (de Brasília) –Brasileirão