Chegou a hora. Nesta terça-feira (19), a Champions League retorna para a disputa de uma nova temporada com o início da fase de grupos. 32 equipes na disputa pelo título mais cobiçado do futebol europeu.
E o Bacará Ao Vivo.com.br não poderia deixar o seu fã de esporte sem saber o que esperar da edição da temporada 2023/24, separando 10 perguntas para formar o guia completo.
Desde análises sobre a disputa do título até curiosidades sobre a nova edição, abaixo você encontrará as principais informações para estar por dentro do maior torneio interclubes do Velho Continente.
A primeira rodada do torneio ocorrerá já nesta semana, nos dias 19 e 20, com 16 partidas dos oito grupos.

*Conteúdo patrocinado por Betfair.net, Motorola, Claro, Ford e Corega
1 - A primeira Champions sem CR7 e Messi após 20 anos
Uma nova era se inicia no principal torneio de clubes do planeta. Pela primeira vez em 20 anos, nem Cristiano Ronaldo e nem Lionel Messi estarão em sua disputa. Dois dos principais jogadores da história da competição, os dois deixaram o futebol europeu em 2023 para trilharem novos caminhos em suas carreiras.
A última vez que a fase de grupos da Champions começou sem um dos dois foi em 2002/03. Naquele ano, o Milan se sagrou campeão sobre a Juventus, e Ruud Van Nistelrooy foi o artilheiro, com 12 gols marcados.

2 - Haaland campeão, Mbappé sonha, Bellingham no Real: hora de passar o bastão?
Sem Cristiano e Messi, novos astros começam a 'tomar conta' do panteão da Champions League. E a nova geração já parece estar pronta para tomar conta do futebol europeu. Erling Haaland já vem colecionando números impressionantes no início de sua carreira e, além de ser o artilheiro, conquistou o título na última temporada.
Outros nomes da nova geração sonham com essa conquista. É o caso de Kylian Mbappé, que foi vice-campeão em 2019/20 com o PSG. Outro é Jude Bellingham, contratado a peso de ouro pelo Real Madrid e que já vem sendo decisivo em um clube acostumado com a conquista europeia.
3 - As estrelas que mudaram de camisa
Na janela de transferências do verão europeu, muitos nomes badalados mudaram de clube. Campeões do torneio, Ángel Di MaríaeSergio Ramos retornaram para suas 'casas'. O primeiro vestirá novamente a camisa do Benfica, enquanto o segundo volta para o Sevilla. Capitão do último título, Ilkay Gundogan se mudou para o Barcelona.
O atual campeão Manchester City, inclusive, foi ao mercado e trouxe Josko Gvardiol,Matheus Nunes,Jérémy DokueMateo Kovacic. Grande rival na última Premier League, o Arsenal também se reforçou para o retorno à Liga dos Campeões, com destaques para Declan RiceeKai Havertz. Quem deixou a Inglaterra foi Harry Kane, que rumou do Tottenham para o Bayern de Munique.
4 - Sem Neymar, quem assume o protagonismo brasileiro?
Outro nome que também está de fora da disputa da Champions é Neymar, que deixou o PSG e partiu para o Al Hilal, na Arábia Saudita. Grande nome do futebol brasileiro no futebol europeu por uma década, é hora de um novo jogador assumir este papel.
No Real Madrid, Vinicius Jr.eRodrygo, campeões e protagonistas há dois anos, despontam como favoritos nessa 'disputa'. Com o Arsenal retornando para o torneio, Gabriel JesuseMartinelli são outros dois que aparecem como concorrentes. Em outras posições, nomes como Casemiro,MarquinhoseEderson correm por fora.
5 - Da morte aos babas: análise dos grupos mais difíceis e os mais fáceis
Nos oito grupos, alguns se destacam pelo nível mais alto e outros pelo mais baixo. Por isso, perguntamos aos comentaristas André Donke, Fernando Campos, Leonardo Bertozzi e Ubiratan Leal: quais grupos eles acham mais fáceis e os mais difíceis.
Para o 'grupo da morte', a resposta foi unânime: o F é o mais difícil, contando com PSG, Borussia Dortmund, Milan e Newcastle. Outra chave citada como uma das mais complicadas é a D, com Inter de Milão, Benfica,Red Bull SalzburgeReal Sociedad.
Entre os mais 'fáceis', as respostas foram mais variadas, mas um foi mais citado: o G, com as presenças de Manchester City, RB Leipzig,Estrela VermelhaeYoung Boys, com menção honrosa ao H, com Barcelona, Porto,Shakhtar DonetskeRoyal Antwerp.
Assim ficou o sorteio da fase de grupo da Champions League! O que achou, fã de esporte?#FutebolNaBacará Ao Vivopic.twitter.com/JF2Ftr8v3m
— Bacará Ao Vivo Brasil (@Bacará Ao VivoBrasil) August 31, 2023
6 - City campeão. É favorito para ser bi?
Depois de muitas decepções, o Manchester City conseguiu vencer o título da Champions League na última temporada. Agora, desponta como favorito ao bicampeonato. Este feito foi conquistado poucas vezes, com o Real Madrid sendo o último com o tri entre 2016 e 2018. Antes disso, o último bicampeão foi o Milan em 1989 e 1990.
Para tentar parar os citizens, outros dois times despontam como favoritos, também: o Real Madrid, que manteve sua base e é o maior campeão do torneio com 14 títulos, e o Bayern de Munique, reforçado com nomes como Harry Kane.
7 - Alguém corre por fora?
Na última temporada, Inter de Milão e Milan 'surpreenderam' chegando na semifinal, com os nerazzurri chegando na decisão. Para o novo ano, alguns clubes sonham com o título, mas correm por fora.
Embalados pelos títulos no último ano, Barcelona e Napoli mantiveram suas bases e podem surpreender. Quem também conquistou boa campanha em seu país foi o Arsenal, que retorna para o torneio com reforços para dar mais peso ao elenco. Antes favorito pelas grandes estrelas, o PSG está renovado e com menos holofotes.
8 - Quanto vale o título em dinheiro?
Ao todo, serão distribuídos 2 bilhões de euros para os clubes, com divisão em quatro categorias:
30% a montantes fixos relacionados ao desempenho (vitórias e classificações) = 600,6 milhões de euros
25% a taxas iniciais de participação na fase de grupos = 500,5 milhões de euros
30% a montantes baseados e coeficientes = 600,6 milhões de euros
15% a montantes variáveis (market pool) = 300,3 milhões de euros
Veja abaixo as premiações de acordo com resultados e participação na fase de grupos:

9 - Onde e quando será a final?
A Champions já tem uma data para ser encerrada. A final ocorrerá no dia 1º de junho de 2024 no mítico estádio de Wembley, em Londres. Esta será a 8ª final que o estádio receberá do torneio, um recorde histórico. Na era atual, com o nome de Liga dos Campeões, é a terceira, se juntando a 2011 e 2013.
10 - Último ano no atual formato. Como será a partir de 2024?
Esta edição será histórica por ser a última no formato atual de disputa, com 32 clubes divididos em 8 grupos em que passam os dois melhores para o mata-mata. A partir de 2024/25, mais quatro equipes chegarão à fase final, que terá um modelo de disputa totalmente novo.
No novo ano, a primeira fase será denominada "fase de liga", onde todas as equipes serão colocadas em um grupo único, com uma classificação. Nesta fase, a distribuição das partidas se dará do seguinte modo:
Em um sorteio, as 36 equipes serão divididas em quatro potes.
Cada clube enfrentará dois times de cada pote.
De cada pote, uma partida será em casa e outra fora.
Clubes do mesmo país, a princípio, não irão se enfrentar.
Na fase de liga, se classificam 24 times para o mata-mata. Os oito primeiros colocados avançam diretamente para as oitavas de final. Do 9º ao 16º, os times se enfrentam para um playoff prévio. Diferentemente do atual formato, nenhum time eliminado na primeira fase irá disputar a Europa League como 'compensação'.