Avitória por 2 a 1 doTottenham sobre o LiverpoolpelaPremier League, no último sábado (30), e que teve transmissão pela Bacará Ao Vivo no Star+, foi marcada por um lance bizarro que anulou um gol legal dos Reds, anotado por Luis Díaz, quando a partida ainda estava empatada por 0 a 0.
Após receber pela direita e bater cruzado, balançando as redes, o atacante colombiano teve o tento anulado por impedimento após análise do VAR. No entanto, uma confusão generalizada envolvendo a comunicação entre árbitro de vídeo e a arbitragem em campo levou ao erro, que afastou os dois juízes encarregados na operação da tecnologia.
O que aconteceu?
A equipe do VAR pensou incorretamente que a decisão em campo havia sido a marcação de gol, que rapidamente identificou que Díaz estava em posição legal e disse à equipe em campo “verificação concluída” para confirmar o gol.
No entanto, quando o árbitro Simon Hooper foi informado pelo aparelho de comunicação, entendeu que a decisão tomada pelo seu assistente em campo era correta – o bandeira havia considerado impedido. Isso significava que, em vez de a decisão ser alterada para apontar ao centro de campo, ela permaneceu anulada.
Órgão de arbitragem se pronuncia
A Professional Game Match Officials Board (PGMOL) reconheceu que houve erro da equipe de arbitragem envolvida no duelo e afirmou que fará "uma revisão completa das circunstâncias que levaram ao erro".
"A PGMOL reconhece que um erro humano significativo ocorreu durante o primeiro tempo do Tottenham x Liverpool. O gol de Luis Díaz foi anulado por impedimento pela equipe de arbitragem em campo. Este foi um erro factual claro e óbvio e deveria ter resultado na marcação do gol através da intervenção do VAR, no entanto, o VAR não interveio. A PGMOL conduzirá uma revisão completa das circunstâncias que levaram ao erro", disse o órgão.
Minutos depois do gol anulado, os Spursabriram o placar com Son. Nos acréscimos, Gakpo deixou tudo igual para os Reds, que acabaram derrotas no final do segundo tempo, quando Matip fez gol contra.
A derrota custou caro para o Liverpool, que poderia ter ido à liderança da Premier League, com 19pontos, mas agora ocupa o 4° lugar, dois pontos atrás do Manchester City, que está na ponta.
Próximos jogos do Liverpool
Union St. Gilloise (C) - quinta-feira (8/10), às 16h (de Brasília) - Europa League - Transmissão pela Bacará Ao VivonoStar+
Brighton (F) - domingo (8/10), às 10h (de Brasília) - Premier League - Transmissão pela Bacará Ao VivonoStar+
Everton (C) - sábado (21/10), às 8h30 (de Brasília) - Premier League - Transmissão pela Bacará Ao Vivo no Star+