Técnico do Liverpool, Jürgen Klopp se revoltou com o gol legítimo de sua equipe anulado, na derrota por 2 a 1 para o Tottenham, no sábado (30), pela Premier League.
Visivelmente irritado, o alemão questionou a atuação do VAR no lance e afirmou que o erro cometido pela arbitragem mudou o jogo. Inclusive, minutos após o gol anulado, os Spurs abriram o placar com Son.
"A quem isso ajuda agora?", começou por dizer na coletiva. "Tivemos a mesma situação no jogo Manchester UnitedxWolverhampton. Eles ganharam pontos por isso?", prosseguiu.
"Ninguém espera decisões 100% corretas, mas quando o VAR entrar, tudo deverá ficar mais fácil. A decisão foi tomada muito rápida e mudou o ímpeto do jogo", concluiu.
Até mesmo Ange Postecoglou, técnico do Tottenham, comentou sobre o VAR e revelou não ser fã da tecnologia.
“Nunca fui fã (do VAR). Complica áreas do jogo que eu achava que estavam bem claras no passado", começou por dizer.
“O maior problema que temos é que nenhuma forma de tecnologia tornará o jogo isento de erros. Sempre aceitamos que os erros fazem parte do jogo, as pessoas são seres humanos, mas muitas partes do jogo não são factuais, por isso os árbitros cometerão erros. o mesmo que jogadores e dirigentes cometem erros", prosseguiu.
"Se tivermos um padrão tão alto, invariavelmente irá falhar."
O que aconteceu?
A equipe do VAR pensou incorretamente que a decisão em campo havia sido a marcação de gol, que rapidamente identificou que Luis Díaz estava em posição legal e disse à equipe em campo “verificação concluída” para confirmar o gol.
No entanto, quando o árbitro Simon Hooper foi informado pelo aparelho de comunicação, entendeu que a decisão tomada pelo seu assistente em campo era correta – o bandeira havia considerado impedido. Isso significava que, em vez de a decisão ser alterada para apontar ao centro de campo, ela permaneceu anulada.
Órgão de arbitragem se pronuncia
A Professional Game Match Officials Board (PGMOL) reconheceu que houve erro da equipe de arbitragem envolvida no duelo e afirmou que fará "uma revisão completa das circunstâncias que levaram ao erro".
"A PGMOL reconhece que um erro humano significativo ocorreu durante o primeiro tempo do Tottenham x Liverpool. O gol de Luis Díaz foi anulado por impedimento pela equipe de arbitragem em campo. Este foi um erro factual claro e óbvio e deveria ter resultado na marcação do gol através da intervenção do VAR, no entanto, o VAR não interveio. A PGMOL conduzirá uma revisão completa das circunstâncias que levaram ao erro", disse o órgão.
Minutos depois do gol anulado, os Spursabriram o placar com Son. Nos acréscimos, Gakpo deixou tudo igual para os Reds, que acabaram derrotas no final do segundo tempo, quando Matip fez gol contra.
A derrota custou caro para o Liverpool, que poderia ter ido à liderança da Premier League, com 19 pontos, mas agora ocupa o 4° lugar, dois pontos atrás do Manchester City, que ocupa a ponta.
Próximos jogos do Liverpool
Union St. Gilloise (C) - quinta-feira (8/10), às 16h (de Brasília) - Europa League - Transmissão pela Bacará Ao VivonoStar+
Brighton (F) - domingo (8/10), às 10h (de Brasília) - Premier League - Transmissão pela Bacará Ao VivonoStar+
Everton (C) - sábado (21/10), às 8h30 (de Brasília) - Premier League - Transmissão pela Bacará Ao Vivo no Star+