Uma das maiores lendas da história do tênis,Rafael Nadal afirmou que gostaria de assumir a presidência do Real Madrid no futuro, apesar de admitir que no momento não tem todos os pré-requisitos para fazer um bom trabalho no lugar do atual mandatário, Florentino Pérez.
O campeão de 22 Grand Slams, que é torcedor dos merenguese membro honorário do clube, fez sua última partida no Australian Open, em janeiro, e, desde então, vem se dedicando à recuperação de uma lesão no quadril. Seu plano é se aposentar do esporte em 2024, após disputar Roland Garros pela última vez.
Já Florentino Pérez, de 76 anos, preside o Real desde 2009, depois de ter ocupado o cargo anteriormente entre 2000 e 2006.
"Se eu gostaria de ser (presidente do Real Madrid)? Creio que sim", disse o tenista, em entrevista ao canal Movistar, da Espanha, na última segunda-feira (18).
"Eu creio que gostaria. Mas há uma série de coisas envolvidas nisso. No momento, não há nada a dizer, porque o clube tem o melhor nome possível como presidente [Florentino Pérez]", elogiou.
"Mas o que eu penso hoje, posso não pensar mais amanhã. Há muitas curvas e mudanças na vida. Você tem que saber também se é qualificado para esse tipo de coisa", seguiu.
"Sou bem realista e sei minhas limitações. Não sei se seria capaz ou não (de presidir o Real Madrid). O tempo vai dizer isso", argumentou.
"Não conversei com Florentino sobre isso. Acho que vocês (imprensa) se deixam levar demais... Não acho que, no momento, eu tenha os pré-requisitos para ser um bom presidente", complementou.
O estatuto do Real Madrid tem três critérios claros para que um associado possa se candidatar à presidência. São eles:
Ser membro do clube por no mínimo 20 anos
Ser capaz de garantir financeiramente, de forma pessoal, 15% do orçamento anual do clube
Ser cidadão espanhol
Nadal é membro honorário dos blancosdesde 2011.
Desde que retornou ao poder em 2009, após a turbulência presidência de Ramón Calderón, Pérez foi reeleito por aclamação em 2013, 2017 e 2021.
No momento, o Real lidera LALIGA, com cinco vitórias em cinco jogos. Nadal, porém, pediu calma.
"O Madrid começou muito bem, mas ainda é cedo. Houve lesões importantes, como Courtois, Militão e Vinicius Jr. Ao mesmo tempo, foram feitas contratações espetaculares, como Jude Bellingham", analisou.
Questionado se gostaria de ver o atacante Kylian Mbappé, do PSG, com a camisa merengue, o tenista se animou.
"Outro atacante seria bom (para o elenco). Se estou esperando por Mbappé? Sim, estou. Não tenho qualquer problema com ele. Na verdade, é o contrário... Ficaria muito feliz se ele viesse", apontou.
Próximos jogos do Real Madrid
Union Berlin (C) - 20/09, 13h45 (de Brasília) - Champions League
Atlético de Madrid (F) - 24/09, 16h (de Brasília) - LALIGA, com transmissão pela Bacará Ao Vivo no Star+
Las Palmas (C) - 27/09, 14h (de Brasília) - LALIGA- com transmissão pela Bacará Ao Vivo no Star+