ANBAanunciou nesta sexta-feira (16) uma suspensão de 25 jogos a Ja Morant por 'conduta prejudicial à liga'. O astro do Memphis Grizzlies não poderá participar de nenhuma ação da equipe até que o prazo chegue ao fim.
O armador deverá iniciar a suspensão a partir da 1ª rodada da próxima temporada da NBA, que começa no dia 24 de outubro.
Em comunicado enviado ao jornalista Adrian Wojnarowski, da Bacará Ao Vivo, Ja Morant se pronunciou sobre a punição imposta pela NBA e se desculpou com torcedores e com os Grizzlies.
“Tive tempo para refletir e entender o dano que eu causei. Gostaria de pedir desculpas à NBA, aos Grizzlies, meus companheiros e à cidade de Memphis. Para as crianças que se inspiram em mim, peço desculpas por ter falhado como exemplo. Prometo que serei melhor. Aos meus patrocinadores, serei um representante melhor das marcas. E aos meus fãs, consertarei tudo isso, prometo”.
Passarei a offseason e o tempo da suspensão trabalhando na minha saúde mental e nas tomadas de decisão. Também estarei treinando para estar pronto quando voltar a jogar. Sei que meus companheiros darão conta do recado e peço desculpas por não estar com eles no início da temporada.
Espero que vocês me deem a chance de provar que sou um homem melhor do que tenho aparentado ser.”
Os Grizzlies suspenderam Morant das atividades da equipe em 14 de maio depois que circulou nas redes sociais um vídeo mostrando o astro com arma de fogo.
A NBA suspendeu o atleta por oito jogos após um incidente semelhante em março, quando ele foi visto no Instagramsegurando uma arma embriagado em um clube em Denver.
“A decisão de Ja Morant de mais uma vez empunhar uma arma de fogo nas redes sociais é alarmante e desconcertante, dada sua conduta semelhante em março, pela qual foi suspenso por oito jogos”, disse o comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado.
“O potencial de outros jovens imitarem a conduta de Ja é particularmente preocupante. Nessas circunstâncias, acreditamos que uma suspensão de 25 jogos é apropriada e deixa claro que o envolvimento em comportamento imprudente e irresponsável com armas não será tolerado”.
“Para Ja, o basquete precisa ficar em segundo plano neste momento. Antes de seu retorno, ele será obrigado a formular e cumprir um programa com a liga que aborda diretamente as circunstâncias que o levaram a repetir esse comportamento destrutivo”.
A suspensão virá com condições para seu retorno, disse a liga. Morant ficará inelegível para participar de qualquer atividade dos Grizzlies, incluindo os jogos de pré-temporada, durante a suspensão.
A investigação da NBA sobre o incidente foi concluída há semanas, mas Silver esperou até a conclusão das Finais da NBA para anunciar a suspensão porque não queria desviar a atenção.
Após o incidente de março, Morant se inscreveu em um centro de aconselhamento na Flórida antes de viajar para Nova York para se encontrar com Silver no escritório do comissário.
Silver optou por suspender Morant por oito jogos sem punição devido a conduta prejudicial à liga (um gancho que incluiu seis jogos que o armador já havia perdido), e emitiu uma declaração severa chamando a conduta de Morant de “irresponsável, imprudente e potencialmente muito perigosa”.
“Acho que ele entendeu que não era sobre suas palavras”, disse Silver durante sua entrevista coletiva antes do jogo 1 das finais da NBA. “Seria sobre sua conduta futura. Se tivesse sido uma suspensão de 12 jogos em vez de uma suspensão de oito, isso teria importado? Sei que parecia baseado no precedente, e ele está representado. Queremos seja justo em termos da liga, parecia apropriado no momento. Isso é tudo que posso dizer”.
“Talvez por definição, na medida em que todos vimos o vídeo, parece que ele fez isso de novo, acho que você poderia dizer que talvez não”.
O vídeo do Instagram que surgiu em maio veio da conta do melhor amigo de Morant, Davonte Pack, que esteve envolvido em vários incidentes extrajudiciais de Morant que mereceram investigação do escritório da NBA.
Pack foi proibido de assistir aos jogos em casa do Grizzlies por um ano após uma investigação sobre um confronto pós-jogo com torcedores do Indiana Pacers, em 29 de janeiro, quando um laser vermelho foi apontado para fora de um carro em que Morant estava.
Adam Silver disse durante sua coletiva de imprensa em junho que ele pesaria para determinar a suspensão fatores que incluíam “histórico de atos anteriores”, “histórico individual do jogador” e a “gravidade da conduta”.
Silver também disse que o fato de Ja Morant não ser acusado de um crime não impediria a liga de aplicar mais disciplina.
O contrato máximo de cinco anos e 194 milhões de dólares para Morant no Memphis Grizzlies está previsto para começar na próxima temporada. Poderia, inclusive, ter chegado ao padrão máximo se o armador tivesse atingido metas na NBA, algo que não aconteceu.
Morant tem acordos de patrocínio com a Nike e a Powerade, embora a empresa de bebidas esportivas tenha retirado um anúncio com ele após o vídeo de março e atualmente não esteja em exibição.
Morant teve uma média de 26,2pontos nesta temporada e ajudou Memphis a garantir o 2° lugar para os playoffs da Conferência Oeste. Eles foram eliminados em seis jogos para o Los Angeles Lakers.