O armador Fred VanVleet, que era um agente livre, acertou um contrato de U$ 130 milhões (R$ 622 milhões) por três anos com o Houston Rockets, deixando o Toronto Raptors, segundo seu agente confirmou para Adrian Wojnarowski, da Bacará Ao Vivo, nesta sexta-feira (30).
O contrato de VanVleet, inclusive, entra para a história da NBA. Além de ser um contrato máximo, é também o vínculo com maior valor que um jogador que não foi escolhido no Draft recebe na história da NBA.
Depois de ser ignorado por todas as equipes no Draft de 2016, VanVleet foi contratado pelo Toronto Raptors e acabou virando um grande nome da NBA. Quando Kawhi Leonard e companhia conquistaram o título em 2019, ele saiu do banco para mudar diversas partidas, inclusive nas Finais contra o Golden State Warriors.
Após a saída de Kyle Lowry, na temporada seguinte, ele assumiu o posto de titular. Em três temporadas como primeira opção de armação da equipe, ele teve médias de 19 ou mais pontos por jogo em todas.
Para se juntar aos Rockets, VanVleet recusou uma opção de renovação automática de U$ 22,8 milhões para a próxima temporada e acabou assinando um contrato mais extenso em Houston.