Em um relato emocionado, o técnico José Roberto Guimarães lamentou a perda de Walewska. A jogadora, campeã dos Jogos Olímpicos de Pequim, morreu na noite da última quinta-feira (21), aos 43 anos.
Após a derrota para a Turquia por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 29/27 e 25/19, o treinador revelou como as atletas receberam a triste notícia horas antes de entrarem em quadra.
''É um momento muito difícil, muito complicado. Estávamos indo para o [estudo de] vídeo quando chegou a notícia. Não sabíamos ainda exatamente, ficamos numa situação e preferimos, naquele momento de estudar a Turquia, não falar absolutamente nada, que não era o momento, até a gente entender um pouco o que estava acontecendo. Fomos para o almoço, viemos para cá e, um pouco antes do jogo, é que falamos sobre o que tinha acontecido. Colocamos tarja, enfim'', disse em entrevista aoSporTV.
Walewska foi homenageada antes do jogo. Durante o protocolo oficial antes da partida, a ex-central foi lembrada, e 30 segundos de silêncio foram respeitados antes do hino. As jogadoras da seleção também entraram com uma faixa amarrada no braço, com os dizeres: W #1.
"É deixar passar esse momento, esse jogo, conversar com o grupo sobre essa situação. Está todo mundo muito triste com o que aconteceu, com a perda da Walewska e do jogo. O que eu disse foi que conheci a Walewska e sei que se ela estivesse aqui, ela pediria para todo mundo jogar por ela. Foi isso que tentamos fazer, foi por isso que elas correram e só temos que lamentar e rezar muito para que ela esteja no melhor lugar possível'', afirmou o técnico.
Zé Roberto exaltou ainda Walewska, que, em suas palavras, sempre foi um exemplo dentro e fora das quadras.
"Sabe aquela atleta que todo técnico gostaria de ter? De disciplina, comprometimento, foco, preocupação com as outras jogadoras do time, com ela em fazer os fundamentos da melhor maneira possível, tudo convergir para o time, em prol do time. Ela deixou um legado na vida dela, um dos maiores exemplos que eu já vi e pude vivenciar com ela em todos os momentos em que estivemos juntos no clube e na seleção'', declarou.
Campeã dos Jogos de Pequim, em 2008, a ex-central estava aposentada desde o fim da temporada 2021/22.
No Pré-Olímpico, o Brasil volta à quadra na madrugada deste sábado (23). A seleção encara as belgas às 4h (de Brasília). No domingo (24), às 7h25 (de Brasília), fecha a competição contra as japonesas.
Agora, a equipe de Zé Roberto precisará vencer Bélgica e Japão para garantir vaga nas Olimpíadas de Paris, em 2024.